Festas de Nossa Paróquia


O Calendário anual da Igreja Católica em todo o mundo diverge do Calendário Civil. O mesmo está pautado sobre o “Ciclo Litúrgico”.Para nós, católicos o Ano inicia-se com o “Tempo do Advento”, mais ou menos, início de Dezembro.
Desta forma temos os Tempos, chamados fortes pela Igreja: Advento (a espera da do Messias, o Rei Glorioso). Passado este tempo, inicia-se o Tempo Comum; depois vem a Quaresma (tempo este de conversão, penitência...). Depois vem a Páscoa, Pentecostes... Enfim, novamente chega o Tempo do Advento. Isso para nós Católicos, não é uma coisa mecânica, mas sim, vivenciamos todo este processo num continuo desvendar dos Mistérios, o próprio Senhor, o Alfa e o Omega. Cada dia é um novo Dia, o Tempo Novo, podemos dizer numa linguagem liturgia teológica “O grande HODIE”, Cristo Hoje. O ontem do Senhor, se fazendo no nosso Hoje, Cristo é atualizado e memorizado. Nós atualizamos no Hoje, o Sacrifício de Cristo no Partir o Pão aos famintos, no vestir o nu, no curar os enfermos e no morrer na Cruz por nós. “Aquele que não tinha pecado, se fez pecado por nós”. Está aqui a Kénosis de Filipenses 2,6ss.
Com isso, dentro deste Ciclo Litúrgico, fazemos memória também dos grandes Santos, que souberam configurar Cristo em seus atos.
Diante deste processo litúrgico, não podemos deixar de mencionar às famosas “Devoções Populares”, as festas tradicionais.
Em nossa Paróquia acontece o mesmo, seguimos o calendário litúrgico a fio, mas não deixamos de lado as práticas devocionais, as tradicionais quermesses. Aqui em Claraval e em todas as nossas Capelas Rurais, celebram-se seus Santos Padroeiros.
Vejamos algumas de mais destaque: Dia 20 de Janeiro, temos a famosa festa na Serrinha em louvor ao Mártir São Sebastião. Depois temos a Festa do Divino Espírito Santo – Padroeiro de nossa Paróquia. Esta, não é uma festa como as demais, a mesma está mais voltada a “oração”, são nove dias de muita oração, onde é abordado sobre os Dons do Espírito Santo. Depois em agosto, temos a tradicional festa em louvor a São Bernardo – Abade, Patrono da Ordem Cisterciense e padroeiro de nossa Cidade.
Desta forma se encaminha nosso Tempo Litúrgico, pautado entre festas Solenes e festas Populares (as chamadas festas devocionais).


Batizados

                  Em nossa paróquia acontece todo o 2º domingo do mês. Os Interessados em batizarem seus filhos, devem fazer o Curso de Batismo no 1º domingo do Mês, na capela São Bento as 8:30h, juntamente com os pais e padrinhos.
Para mães solteiras: Os padrinhos devem ser casados na Igreja Católica.
Para as pessoas oriundas das cidades vizinhas, entre em contato com o casal Agostinho e Eliane, pelo telefone (34) 3353-5219. Ou vir no 1º domingo do mês na Capela São Bento a partir das 8:30h, juntamente com os padrinhos da criança para a preparação.

 

NORMAS PARA CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO

. DOCUMENTAÇÃO (para quem reside em outra cidade)


Pedir uma transferência na sua paróquia ou a mais próxima para o Mosteiro de Claraval para fins matrimoniais na data marcada. Essa transferência tem que ser feita em até três meses antes da data e assim que todo o processo estiver pronto mandar até uma semana antes da data. OBS: é cobrada uma taxa de transferência, o custo varia por paróquia.

. HORÁRIOS E VALORES (sexta e sábado)
. 11hs – 300,00 (somente no sábado)
. 12hs – 300,00 (somente no sábado)
.17:30 – 300,00
.19hs - 300,00
.20:30 – 400,00
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DOCUMENTAÇÃO (para quem reside em Claraval)
. Copia da Carteira de Identidade
. Copia da Certidão de Nascimento
. Copia da Certidão do Casamento Civil
. Certidão de Batismo
. Comprovante de Endereço
. Comprovante do Curso de Noivos – (feito em qualquer paróquia de franca)
. Ter feito a 1º Comunhão
. Essa documentação deve ser entregue três meses antes do casamento.

. HORÁRIOS E VALORES (sexta e sábado)
. 11hs – (somente no sábado)
. 12hs – (somente no sábado)
.17:30
.19hs
.20:30


Qualquer horário valor de R$ 200,00
OBS: Também temos a opção de reservar  dois ou três horários (preço a combinar)
. O casamento poderá ser feito com efeito civil.

. PAGAMENTO


O  pagamento da igreja pode ser feito até uma semana antes do casamento, em dinheiro ou cheque. 



. ENTRADAS
. Serão permitidas somente três entradas (noivo, padrinhos, noiva).

. PADRINHOS
. Serão permitidos dez casais de cada lado, e não será tolerado o atraso de padrinhos, tendo os noivos chegados, daremos inicio a celebração.

. PAGENS OU DAMAS
. Será permitida a entrada somente de um casal de pajens para levar as alianças e a florista, sendo estas tendo que entrar junto com as entradas iniciais.

. MUSICAS
. Será permitido somente musicas sacras (religiosas) não é permitido musica internacionais, com exceções o grego (mandar por e-mail para verificação).

CUMPRIMENTOS.
. Casamento às 17h30min e 19h00min, não terão cumprimentos dentro da Igreja, caso não tenham recepção, os cumprimentos serão feitos no pé da escada da Igreja, facilitando assim a entrada da próxima noiva e seus convidados.

. SAÍDA
. Será proibido jogar, arroz, papeis e pétalas de rosas, devido o piso ser escorregadio, podendo assim causar acidente e devido também para a preservação da limpeza da igreja. 
. Proibido fogos no final da cerimonia por questões de segurança e limpeza
. Caso queiram  um padre de outra paróquia, preciso que confirme com antecedência de um mês a presença do mesmo, para que possa fazer a delegação.
. Caso queira fazer folheto de casamento, assim que estiver pronto mandar por e-mail para aprovação.
. Caso haja outros casamentos na mesma data, passaremos o contato de ambos, para que possam entrar em acordo com a decoração, pois tem que ser a mesma.
. OBS: Lembrando que a data escolhida com antecedência de 1 ano é somente uma pré- reserva, pois somente quando estivermos com a agenda confirmaremos a data, pois no mosteiro há alguns eventos e podem coincidir com a data escolhida, por isso não marque ( salão, convite e outros ).

NORMAS PARA A DECORAÇÃO
. Não utilizar pregos ou grampos nos bancos ou folhas no piso e nem fitas adesiva no piso do altar e nem enfeites com galhos de arvores e no altar será permitido somente dois arranjos grandes e no corredor somente seis arranjos.
. Observar os horários de chegada para o inicio dos trabalhos, de pelo menos duas horas antes da celebração, respeitar o silêncio e o pudor nos horários de orações dos monges.
. Todo material usado na decoração deverá ser retirado logo ao fim da celebração, sem tolerância no não cumprimento. Caso seja descumprido, será cobrada uma taxa de R$ 50,00 p/ dia que a decoração permanecer no mosteiro.
. A floricultura ou decorador contratado pelos noivos deverão pagar uma taxa de R$ 50,00 á igreja.
. Os portões do mosteiro serão trancados as 10h30min sem atraso, por isso fotos externas deverão ser feitas com moderação.
OBS: Estas normas ajudaram no bom andamento dos casamentos, pedimos que sejam observados para evitar futuros transtornos. Lembrando que, o casamento é uma celebração de AMOR e não um mero ato SOCIAL.
. Pedimos também que estas normas sejam passadas para as Floriculturas, Cerimoniais e equipes de foto e filmagem.
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O mosteiro tem também um salão de festas com capacidade de 800 a 1000 pessoas. Caso se interessa, entre em contato com a MEGA FESTA, responsável pelo salão.
MEGA FESTA





16-3727-5513
megafestabebidas@hotmail.com
Av. Dom Pedro I, 620
Jd. Petráglia – Franca - Sp
   

SECRETARIA PAROQUIAL
 Terça feira a Sexta - 08h00min as 11: 00hs e 13: 00 as 17: 00hs
 Sábado: 08h00min as 11: 00hs
 Tel.: (34) 3353-5209/ 16-3017-9408 / 16-3017-0571  a/c João Paulo
 E-mail: jppradoamaral@gmail.com
www.facebook.com/joaopaulo.prado.754