Claraval

               Claraval é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Passos. Sua população estimada em 2004 era de 4.669 habitantes. A área é de 211,3 km² e a densidade demográfica, de 22,10 hab/km².Seus municípios limítrofes são Ibiraci a nordeste, leste e sudeste e os paulistas Franca a sudoeste, Cristais Paulista a oeste e Pedregulho a noroeste.
O atual prefeito, cujo mandato se estende de 1º de janeiro de 2009 até 31 de dezembro de 2012, é Juscelino Batista Borges (PSDB), eleito em 3 de outubro de 2008.
As terras de Claraval, já nos fins do século XVIII, eram habitadas por elementos civilizados, existindo diversas fazendas com seus senhores e escravos; a agricultura era na época, a atividade principal. Foi aproximadamente em 1864 que o garimpeiro João Tertuliano Pinto Bispo, natural de Diamantina, vindo de Estrela do Sul para o Serro, ao atravessar a região claravalense, encontrou diamantes, dando início assim ao garimpo nas águas do Rio das Canoas. A notícia espalhou-se rapidamente e dentro de pouco tempo, grande número de aventureiros atraídos pela possibilidade de ganhos rápidos no garimpo, ali se estabeleceram.
Formou-se assim, um pequeno núcleo às margens do Rio Canoas, que tomou maior impulso quando, em 1877, foi feita uma doação de terras para o futuro patrimônio de Claraval, pelo fazendeiro José Garcia Lopes da Silva.
A origem do topônimo foi uma homenagem a São Bernardo, Abade de Claraval (Clairvaux, em francês), pelo fato de ter coincidido o ano de sua emancipação administrativa com o 8º centenário da morte daquele Santo.
Ex-Distrito de Garimpo das Canoas, do Município de Ibiraci, elevado à categoria de município pela Lei nº 1039, de 12 de dezembro de 1953 que fixou o quadro territorial para vigorar em 1954-1958 com a denominação de Claraval e composto de 1 distrito, Claraval, assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960.
Na cultura,esporte e lazer temos o Clube Hípico Claraval e Clube Hípico São Bernardo; Quadra Poliesportiva e Campo Esportivo.
Atrativos Turísticos: além do mosteiro tem-se o Lago artificial da represa Hidrelétrica de Estreito:com uma área alagada, com opções para pesca, natação, náutica e iatismo; Cachoeira do Ribeirão do Ouro ou "Maria Rosa":cortina de água cristalina que possui uma queda de mais de 30 metros; Campeonato Regional de Hipismo: modalidade originária da Europa (Itália), trazido há mais de 50 anos pelos monges cistercienses, realizado de maio a outubro entre várias equipes da região, envolvendo municípios mineiros e paulistas, cujas provas de saltos e obstáculos, agilidade, troca de bandeira (bastão), pega de lenço e do chapéu, requerem doa cavaleiros e respectivas montarias muito treino e habilidade. Claraval é pioneira em todo o Brasil nessa modalidade esportiva e ainda há o Clube Recreativo "Recanto do Sol".